Em pauta!

sábado, setembro 17, 2011

Especial: o encontro dos blogueiros em São Paulo/SP!

Avenida Paulista, na noite de 10 de setembro.
O canto inferior direito revela o grupo em caminhada...

Tudo começou com uma conversa descontraída, meses atrás, por meio do Twitter. Várias pessoas trocavam ideias aqui e ali sobre como seria bom se o pessoal que gosta de animação e cultura japonesa pudesse se encontrar, algum dia em algum lugar, para trocar opiniões, divertir-se e se conhecerem.

Pois bem. O dia 10 de setembro de 2011 passa, oficialmente, à ficar gravado na memória de muita gente. Neste dia, blogueiros de três regiões do Brasil se encontraram na capital paulista para se conhecerem, trocar ideias sobre a animação japonesa, jogar conversa fora...

Esse foi o primeiro encontro de blogueiros que, até pouco tempo atrás, parecia apenas algo restrito à troca de mensagens no Twitter. Este humilde blogueiro se fez presente ao evento, aproveitando o período de férias do trabalho.

Amigo visitante, o que acha de saber um pouco sobre como se desenvolveu este grande encontro de fãs de animação e cultura japonesa?

O encontro de blogueiros e amigos


Melonpan à vista...

Após uma viagem tranquila, saindo de Curitiba, este humilde blogueiro chegou à capital paulista por volta das seis e meia da manhã do dia 10 de setembro de 2011. Um café da manhã rápido servido de uma bela salada de frutas e, com a chegada de um amigo, começaram - para este blogueiro - as atividades, rumo ao bairro da Liberdade.

No local de concentração da colônia japonesa em São Paulo outros amigos foram surgindo. E nada melhor do que um café da manhã para fortalecer o espírito. No caso deste blogueiro, um melonpan (delicioso por sinal).

Uma caminhada rápida a uma estação de metrô para conhecer o resto do pessoal. E de lá para o restaurante. No caso, o Sukiya.

Denys, Diogo e o "aposentado" Leandro.

O pessoal reunido no Sukiya...

Obviamente, o pessoal presente na hora do almoço não foi o todo do evento em si. Até porque, teve quem compareceu apenas para o almoço, e teve quem se fez presente apenas nos eventos seguintes. Além, é claro, de quem se fez presente do início ao fim...

No geral, pessoas que nutrem o mesmo gosto comum pela cultura japonesa, mas cada uma com as suas próprias visões e modos de pensar sobre a mesma. Se para um o anime "x" é digno de aplausos, para outro esta mesma obra é ridícula e não merece atenção.

As conversas amistosas e as risadas foram uma constante. Mas tudo isso não passou de um breve ensaio para o que estava à surgir logo após.

Fábio "o Urso" e Leonardo "Kitsune" no palco...

Diogo e Denys no palco...

Era o momento do karaokê. Sim, esta foi uma das partes mais interessantes de todo o grande encontro de blogueiros. Foram três horas inteiras de temas de animes, tokusatsus e, pasmem, até de músicas sertanejas (a leitura de e-mails do VQ #15 não deixa mentir).

Este humilde blogueiro não subiu ao palco (não foi o único), mas a grande maioria das cerca de vinte pessoas presentes o fizeram, e com entusiasmo. Os amigos Diogo (do "MBB Anime Kenkyuukai") e Fábio Sakuda (do blog "XIL" e da Ação Magazine) tiveram, de igual forma, uma grande performance.

Perto do final, o pessoal já estava pronto para a última parte (subdividida em três) do grande encontro de blogueiros. E, diga-se de passagem, o que não faltou nesta parte foram petiscos, refrigerantes, cervejas e risadas, muitas risadas.

Torre de refrigerantes?

Era a vez do otakubar. Se estiver imaginando que todos se esbaldaram em cervejas, a campainha de resposta errada estará soando para ti neste momento. Sucos e refrigerantes tomaram boa parte das festividades (adiantando que este humilde blogueiro não suporta cervejas).

Entre petiscos, bebidas e pizzas, houveram risadas. Aliás, muitas risadas. É simplesmente incrível notar o quanto que as pessoas podem fazer outras irem aos prantos de tanto rir e, de certa forma, sem notarem. Na verdade talvez notem.

Em si, o otakubar serviu para mostrar o quanto que as pessoas podem se divertir quando querem. É óbvio que exageros não são tolerados, e é sempre bom se esquivar dos mesmos.

Objetivamente


Almoço de domingo no Porque Sim, na Liberdade.
Da esquerda para a direita: Carlírio Neto, Diogo e Denys.

O grande encontro de blogueiros pode ser considerado um sucesso. É bem verdade que nem todos que indicavam que iriam comparecer não o fizeram, por diferentes razões. Mas, num todo, este humilde blogueiro muito se divertiu (mesmo com o comportamento deveras quieto e tímido).

Conhecer tantas pessoas divertidas foi espetacular. De igual forma, estar em um grupo que, à rigor, possui o gosto similar pela cultura japonesa foi algo fascinante. Grandes conversas foram feitas com pessoas como Fábio "o Urso" (do "Video Quest"), Sandra Monte (do "Papo de Budega"), um dos rapazes do "Troca Equivalente", Qwerty (novo responsável pelo "Subete Animes"), Diogo (do "MBB Anime Kenkyuukai"), Denys (do "Gyabbo!"), Dih (do "Chuva de Nanquim") entre tantos outros, incluindo-se pessoas que não possuam um blog mas que gostam da cultura japonesa, tal como o Leonardo (@leonardodna).

Há especulações sobre uma próxima edição para 2012. Enquanto isso não ocorre, o que vale é que o grande encontro de blogueiros se realizou. Este humilde blogueiro aguarda com ansiedade por uma nova edição deste evento, esperando por mais pessoas e que todos possam se divertir novamente, além de trocar ideias sobre a animação e cultura japonesa.

Esse é o recado. Amigo visitante, até a próxima!

[ made in NETOIN! ]
----------------------------------------------------------------------------------------------

Blogs/sites representados no evento: NETOIN!, MBB Anime Kenkyuukai, Gyabbo!, Papo de Budega, Chuva de Nanquim, JWave, Mithril, Subete Animes, Mangás Undergrounds, Troca Equivalente, Video Quest, Henshin!.

4 comentários:

  1. Faça o próximo no RJ para que eu possa ir :<

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de morar um pouco mais perto para poder ir a este encontro que me pareceu magnífico, infelizmente aqui em Fortaleza é meio complicado já que são poucos os blogueiros com a temática voltada a anime, mangá e cultura japonesa que aqui moram, mas sem muita inveja se rolar algo tipo com fãs dos temas acima citados por aqui registarei com fizeste e antes convidarei a quem puder para que possa comparecer, pois no passado já participei de confraternizações no mesmo clima e sei com é divertido e enriquecedor conhecer pessoas com os mais variados pontos de vista sobre os tema sobre os quais tanto gostamos de pesquisar e sobre o qual tanto gostamos de discorrer. Por enquanto par mim apenas encontros online são possíveis com os membros da blogosfera.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal.
    Agora o melhor dessa noite deve ter sido a dupla Satsuki e LeoKitsune cantando single ladies.

    ResponderExcluir
  4. Saudações

    *Eduardo: não fui eu quem organizou o evento. Mas tudo, até o momento, não passa de ideias para uma próxima edição.

    *animeportfolio: verdade seja dita qui: compareci ao evento pelo fato de eu estar de férias, caso contrário dificilmente teria como eu ir. Mas foi realmente muito gratificante conhecer tantas pessoas legais.

    *Ighor Henrique: pode ter certeza que este foi apenas um dos momentos altos de todo o evento...


    Grato à todos pelos comentários.



    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!