Em pauta!

terça-feira, abril 24, 2012

Análises em Geral - parte #54: seja bem-vindo ao Shirokuma Cafe!

Shirokuma Cafe.

Títulos para os mais diversos gostos podem ser vistos, de uma forma concisa, na atual temporada de animes em vigência ( a da primavera japonesa ). Dois deles já receberam análises iniciais nesta humilde casa na internet, sendo eles Saki Achiga-hen - Episode of Side A ( com suas garotas fãs de mahjong ) e Acchi Kocchi ( com o seu efeito fofo presente em grande e notável estilo ).

Mas o anime da vez consegue ser um tanto quanto diferenciado na sua proposta inicial. Isto se deve ao fato de que, no mundo no qual o mesmo se passa, humanos e animais ditos como "irracionais" convivem em uma estranha e agradável harmonia. Na maior sinceridade possível, a palavra harmonia serve como o melhor sinônimo para a obra em questão.

O exposto no parágrafo acima ganha ainda mais ênfase quando você vê, pela frente, um urso polar comandando um café. Em tal lugar trabalha também uma jovem humana. Além disto, o café tem como fregueses personagens como um sério pinguim e um delicado ( e preguiçoso ) panda...

Vai fazer algo, senão serás aspirado!

Seja bem-vindo ao Shirokuma Cafe, o anime que busca interligar uma ambientação caprichada e visualmente bonita, com uma história simples de alicerces infantis porém carismáticos. O urso polar ( shirokuma, em japonês ) o receberá de braços abertos, para servir aquele doce especial, aquele café quentinho e algo à mais...

Neste anime, tudo começa coma apresentação de Panda no papel de: um panda. Na verdade um jovem panda, dotado de uma grande simplicidade em sua vida. Ele é muito preguiçoso, adorador de folhas de bambu e de toda a calmaria que possa existir ao seu redor. Isso tudo até a sua mãe provocá-lo, com uma forma bem interessante, à procurar uma ocupação para o seu dia-a-dia...

O Panda, em suas andanças pela cidade, acaba encontrando um café. Nele acaba conhecendo o Urso Polar, dono do estabelecimento que é extremamente agradável e acochegante sendo que, na maior parte do tempo, está cheio de clientes. Além disso, um certo cliente mais sério costuma frequentar a casa comandada pelo Urso, sendo ele o Pinguim.

Brincando com as palavras, mesmo que o Pinguim não goste...

O Pinguim adora o café servido pelo Urso Polar, porém o dono do estabelecimento adora fazer trocadilhos com as palavras, resultando em um dos momentos mais interessantes do anime. O Panda, à procura de um emprego de meio expediente, também acaba proporcionando alguns dos momentos mais divertidos do título.

Não é possível deduzir, com clareza, se o Panda é apenas inocente em suas palavras ou bobinho demais em suas ações. O fato de ele falar o que pensa, com grande naturalidade e espontaneidade, influencia muito para que a citada dúvida fique pairando no ar. Sua preguiça pode até irritar um pouco, mas o modo de ele falar ameniza bem a situação.

O Pinguim é demasiadamente sério, mas extremamente na dele. Nos episódios que já se fizeram exibir, tal personagem demonstrou ser alguns altos e baixos em sua conduta, um tanto por não suportar as brincadeiras e outro tanto por levar a sua vida um tanto quanto sério demais.

A Preguiça e a jovem Sasako.

Interessante notar o quanto Shirokuma Cafe pode deixá-lo cercado por uma atmosfera simplesmente agradável e dócil, onde tudo que acontece no anime remete à piadas simples e situações de um cotidiano extremamente utópico. Por mais que a palavra utópico possa ser considerada como "pesada" para o título, na verdade trata-se de uma utopia interessante e até admirável.

Se você assistir ao anime, fatalmente chegará um momento que poderás questionar a existência de um zoológico no mesmo. Em se tratando de um universo no humanos e outros animais vivem em extrema harmonia, a presença de um zoo pode soar como estranha. Amigo visitante, podes acreditar que o fato de ter um zoológico em nada complica no entendimento e na execução do anime, pois só vendo para acreditar no que ocorre...

É óbvio que a intenção por detrás de Shirokuma Cafe é bem nítida, pois a obra busca apenas entretê-lo com uma atmosfera pacífica e simplicidade nas ações protagonizadas pelos seus personagens. Se preferir um termo mais simples, o anime possui uma base infantil. Toda esta simplicidade pode atrair muitos fãs de animes, na busca por algo que possa divertir sem grandes exageros ou maiores alardes. Mas também pode fazer com que outros fãs não se sintam à vontade com tamanha calmaria e falta daquilo que pode ser conceituado como "algo mais relevante".

Todos contentes e... Espere um momento...
Há um representante sul-americano neste grupo...

Shirokuma Cafe pode ser simples na sua história e embaçamento, mas é muito caprichado e bonito de se ver. Sua arte é muito convidativa ao relaxamento. Basta aqui mencionar o quanto este humilde blogueiro ficou maravilhado ao ver certas cenas do anime, aplicadas a um visual simplesmente encantador, dentro da proposta que se faz lançar pela obra.

Se podia esperar que o áudio do anime viesse à ser simples também, mas isso não acontece na totalidade ( o que é ótimo ). O tema de abertura, "Boku no Invitation", consegue chamar a atenção por ser uma música alegre e contagiante. Já a música de encerramento, "Bamboo Scramble", consegue enfatizar um caloroso "até logo" para quem assistir o anime, tudo regado a um jogo de Othelo em plena movimentação...

Por si, Shirokuma Cafe pode ser colocado como uma surpresa positiva desta temporada de primavera. Um anime que relaxa, descontrai e que pode fazer com que você dê risadas feito um bobo em alguns momentos. A recomendação é extremamente certeira, pois o anime faz por merecer ser assistido.

Mas uma pergunta não quer calar: onde estão os olhos do Pinguim e do Panda?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Shirokuma Cafe, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Um comentário:

  1. HUASHUASH, esse anime é muito engraçadinho e LOL
    MOSHI MOSHI~~ PANDA DESU.
    Vou deixar pra assistir ele completo quando tiver mais tempo! ^^

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!