Em pauta!

domingo, maio 13, 2012

Um pouco do Expo Anime Matsuri de Ponta Grossa/PR

O logo do Expo Anime Matsuri.

Saudações, amigo visitante. Há quase dois meses atrás houve uma chamada para um evento que ocorreria em Ponta Grossa/PR, chamado Expo Anime Matsuri ( clique aqui para relembrar o texto ). O mesmo, segundo fazia-se constar em cartaz oficial, teria as suas atrações e seria realizado em um ambiente fechado. No caso, o Centro de Cultura Ponta-grossense.

De tal forma, este humilde blogueiro dirigiu-se até a cidade de Ponta Grossa/PR ( ao lado de dois convidados, sendo um deles do blog parceiro Oriental Point ) para acompanhar o evento e ter uma melhor visão do mesmo. O resultado final você poderá conferir nas próximas linhas.

Detalhe da cidade de Ponta Grossa/PR, na noite de 12/05/2012.

Antes de mais nada, é bom você saber onde se faz situar a cidade onde se realizou o Expo Anime Matsuri. Ponta Grossa está localizada em uma área bem estratégica do Estado do Paraná, em uma região conhecida pelo nome de Campos Gerais. Ela está distante a cerca de duas horas ( de ônibus ) da capital paranaense, Curitiba. Há outras cidades próximas à ela, como Castro e Carambeí. Um ponto turístico muito conhecido dos paranaenses fica próximo à cidade em questão, sendo ele as ruínas de Vila Velha.

De Ponta Grossa é possível seguir viagem para, praticamente, todo o Estado do Paraná. Soma-se a isso o fato de a cidade ser rota para quem segue, inclusive, para o interior paulista ( à partir de Ourinhos ou de Itararé ) e Estados como o Mato Grosso do Sul, além de ali seguir-se para uma longa viagem até a região da tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu.

Você não está no lugar errado: este aqui é mesmo o NETOIN!. Mas para você que não é residente no Paraná esta é uma boa oportunidade de situar-se sobre a região onde ocorreu o evento, bem como saber um pouco mais sobre a cidade em si. E agora ficarás, realmente, um pouco mais à par de como desenvolveu-se o evento.

Área externa do Centro de Cultura, momentos após ter iniciado o evento.

Para começar a falar do Expo Anime Matsuri em si, nada melhor do que parabenizar o local onde ele foi realizado. O Centro de Cultura está na área central da cidade, sendo uma construção propícia para a causa, com um espaço muito satisfatório e de grande conhecimento por parte dos residentes da cidade.

A área destinada para o evento, inicialmente, poderia ser compreendida como toda a edificação. Entretanto, no dia em questão, toda a área externa mais o primeiro andar é que serviram para a causa. E ainda estava à disposição um belo saguão teatral, o qual você conhecerá mais para frente.

Ao pagar pela entrada ( o valor era de dois Reais ) você já via, logo na frente, a barraquinha com comida e bebidas à venda. Ainda na parte externa era possível brincar com espadas ( o chamado swordsplay ). Adentrando ao Centro de Cultura você tinha acesso aos produtos à venda, que variavam de figures da Figma ( Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Strikers e Puella Magi Madoka Magica ditavam as regras ) até a pequenas lembrancinhas como enfeites para chaveiros ( Shinryaku? Ika Musume! se fazia presente ) e todo aquilo que um bom fã de Gundam gostaria de ter.

É hora de jogar um pouco...

O valor das figures variava bastante, desde as mais completas ( versão de praia da Nanoha, tamanho grande, por um pouco mais de mil Reais a unidade ) até as mais simples ( variando entre dez e vinte e cinco Reais por unidade ). Um espanto inicial acompanhado pela visão de momento.

O Expo Anime Matsuri contou com uma área para jogatinas no computador. Em cartaz jogos de touhou ( este blogueiro indica o texto presente no blog parceiro Nahel Argama ) e de animes como Umineko no Naku Koro ni. Com visuais caprichados e jogabilidade extremamente acessível, os jogos ali presentes fizeram a festa de quem estava no evento.

Pagando o valor de dois Reais você podia jogar o dia inteiro, inclusive participando de um campeonato que ali ocorreria, caso assim desejasse. Um momento de pura descontração muito bem-vindo.

É chegado o momento do RPG.

Ao lado da diversão com os jogos estava o workshop de mangá, feito pela Yumi Mangá Studio. Algumas das artes ali presentes valeram cada momento de atenção dadas às mesmas, com um destaque todo especial para o desenho de Mister Bison e Seth se encarando em meio às ruínas de Vila Velha. Também havia a dupla Ken e Ryu lutando, nas proximidades de uma igreja ponta-grossense. Criatividade total.

Para quem gosta de RPG's, o Expo Anime Matsuri também contou com uma sala destinada à pratica destes jogos. A mesma estava situada na parte baixa da edificação ( com acesso pelo lado externo ) e dois jogos estavam sendo realizados.

Até aqui, tudo parecia extremamente comum aos mais variados eventos nos quais este blogueiro já esteve. Alguém vindo de fora ( o caso desta humilde pessoa ) poderia estranhar a quantidade de pessoas presentes, mas isso não entra nem um pouco como demérito para o evento em si, até porque quem ali chegava já dava um jeito de interagir com os demais.

Exibição de animes...

O Expo Anime Matsuri, como você já deve ter percebido, é um evento bem simples mas feito com responsabilidade a afinco por parte de seus organizadores. E ele pode ser chamado como evento de anime, até porque, nele se fazia presente uma área na qual este humilde blogueiro não tem ouvido falar ultimamente...

Sim: o Expo Anime Matsuri tinha uma sala para a exibição de animes. Na verdade, a sala teatral do Centro de Cultura é que serviu para a causa, com toda a acomodação e conforto necessários para se assistir aos animes ali presentes ( por exemplo, Katanagatari ). É bem verdade que sobraram lugares, mas o público presente pôde assistir algumas obras em seus assentos estofados.

Muito embora houvesse uma sala para exibição de animes ( o que já dá um imenso ponto positivo para o evento ) os cosplays não se fizeram presentes no evento. É bem verdade que um evento de cultura japonesa fica ( quer se queira, quer não ) estranho sem a presença deles mas, à julgar pelo indefinido clima do dia, cuja indefinição estava entre o Sol aparecer de vez ou o tempo frio chegar com tudo, não era de se espantar a ausência das pessoas vestidas como os seus personagens favoritos de animes e mangás.

Apresentação do It's Just a Plan.

Após a exibição de animes, o teatro serviu de espaço para o momento musical do Expo Anime Matsuri. Em cartaz estava o grupo curitibano It's Just a Plan, que levou aos presentes um pouco de j-rock e temas de animes ( neste caso prevalecendo os mais conhecidos do público, como Naruto e Bleach ).

Nas palavras de um dos jovens que ajudaram a criar o evento ponta-grossense, o Expo Anime Matsuri tem respaldo e tem crescido. Ele baseia-se naquilo que pode ser definido como evento familiar e de anime onde, categoricamente, este humilde blogueiro viu estas palavras como verdadeiras. Outro fortificante está também no amparo local, pelo reconhecimento obtido junto à secretaria de cultura ponta-grossense, o que é altamente representativo.

O apoio obtido faz com que os planos para as futuras edições do Expo Anime Matsuri sejam cada vez mais atrativas e de respaldo. É obvio analisar o conceito sendo justificado aos habitantes de Ponta Grossa/PR mas, segundo um dos representantes do mesmo, a ideia é fazer com que o pessoal das outras cidades também apreciem e prestigiem o evento. Para este humilde blogueiro, o projeto pode até soar como ambicioso mas é bem justificado, principalmente pela história que o Expo Anime Matsuri possui.

O evento perto de terminar: a hora de ir embora...

É bem verdade que o evento apresentou alguns pontos falhos, como a certa demora na abertura do mesmo ( programada oficialmente para as treze horas ). Mas o que se pôde notar foi uma grande calmaria, mesmo quando se faziam chegar mais e mais pessoas, sem um único aparente resquício de encrenca ou de problema prestes à acontecer ( como brigas, desentendimentos e afins ).

Este humilde blogueiro teve uma impressão bem positiva do Expo Anime Matsuri. Como seu calendário obedece as estações do ano, futuras presenças no mesmo poderão ser avaliadas desde este momento, no intuito de fazer a cobertura e de levar até você, visitante do NETOIN!, novidades acerca do mesmo.

Ficam aqui registrados os agradecimentos à equipe responsável pela realização do Expo Anime Matsuri, que contará com o segundo dia ( programado para domingo, 20 de maio ) nas instalações do Shopping Palladium de Ponta Grossa/PR. Desde este momento ficam válidos os votos para que o evento continue na crescente, sempre.

Até a próxima!

[ made in NETOIN! ]

---------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial do Expo Anime Matsuri, clicando aqui.
Para ir ao site do Project Yume, clique aqui.
Para ter acesso às FanPages relacionadas no Facebook, siga mais abaixo:
* Project Yume;
* Expo Anime Matsuri;
* Yume Anime News.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!