Em pauta!

sábado, julho 21, 2012

O Festival do Japão'2012, em São Paulo/SP!

Entrada do saguão coberto ( detalhe ).

Saudações, amigo visitante. O NETOIN! apresenta para você as impressões deixadas por um evento realizado na capital paulista, o Festival do Japão. Uma confraternização esplendorosa, onde o que se fazia valer era a cultura japonesa em si, em suas mais variadas formas de manifestação.

Entenda-se, contudo, que este não é um evento de animes ou direcionado única e exclusivamente aos fãs de animes e mangás. Aliás, o Festival do Japão passa distante de ter tal direcionamento exclusivo, sendo muito mais recomendado para quem deseja conhecer, mais à fundo, aquilo que a cultura japonesa tem realmente para oferecer.

Desta forma, o convite está feito para você, visitante deste humilde blog. É chegado o momento de saber um pouco mais sobre como foi este evento para este blogueiro. Tenha uma boa leitura.

Do local e das impressões iniciais...

Ao fundo, o local do evento.

O Centro de Exposições Imigrantes, localizado às margens da rodovia de mesmo nome ( próximo ao bairro do Jabaquara, em São Paulo/SP ) é possuidor de um vasto espaço. O mesmo se mostrou ideal para receber tantas pessoas, na verdade, em um número bem elevado. Com o clima tendo ajudado bastante ( céu azul constante no sábado, dia catorze de julho ) não poderia ser diferente.

Salienta-se que, mais do que o relativo fácil acesso ao local do Festival do Japão ( quinze minutos à pé do Terminal Jabaquara, ou menos de cinco minutos por meio de um ônibus gratuito saindo do mesmo local ), haviam muitas filas para se adquirir o ingresso de entrada. Por sorte, este blogueiro e amigos que acompanhavam não precisaram esperar muito tempo nas filas, que andaram rapidamente. O valor do ingresso era de dez Reais, bem convidativo.

Detalhe da movimentação no interior do evento.

O trânsito de pessoas era demasiadamente chamativo. Para onde se fazia olhar, havia sempre um aglomerado de visitantes, seja encontrando amigos, seja no aguardo de atendimento em alguma barraca, seja para participar do Bon Odori.

Em si, a praça de alimentação era o local onde havia o maior número de pessoas no evento. Não para menos, a diversidade de iguarias era muito convidativa. Os pratos mais doces também eram alvos de muitos dos presentes ao evento o que, nem de longe, vem à ser interpretado como um tipo de novidade ( mesmo para este blogueiro, que estava no Festival do Japão pela primeira vez ).

Dangos: a praça de alimentação era ponto obrigatório no evento.

No que tange exclusivamente à praça de alimentação, o que você imaginar de pratos japoneses estava ali presente, amigo visitante.
Do yakissoba ao takoyaki, passando pelo sushi e por doces como os dangos, a gama de escolha era imensa e exigia certa paciência. Não apenas para definir o que se queria comer, como principalmente para enfrentar as grandes filas para adquirir o prato desejado.

Interessante notar que haviam barracas temáticas, que faziam alusão direta à diferentes locais do arquipélago japonês. Basicamente, as principais cidades e regiões nipônicas se faziam representar na praça de alimentação onde, se a questão era adquirir um prato ainda mais típico de um determinado local, a oportunidade era aquela mesma.

O saguão interno

Um belo detalhe inicial...

O saguão interno apresentava as mais diferentes oportunidades para compra e lazer no Festival do Japão
. Não é justo fazer apenas referência ao consumismo quase certeiro do local, pois havia muita beleza natural logo na entrada do saguão, onde as plantas tradicionais do Japão estavam ali presentes. A imagem acima acaba sendo uma prova fiel disto.

Indo mais à frente no saguão, era possível encontrar todo e qualquer tipo de barraca. Desde frutas até doces, passando pelas famosas lembrancinhas e presentes era possível comprar uma gama considerável de itens no Festival do Japão.

Detalhe do estande da Fnac no Festival do Japão.

O Festival do Japão, notoriamente, era uma oportunidade perfeita para várias empresas interessadas atrair prováveis clientes, mostrando em seus estandes suas últimas linhas em produtos, desde livros até videogames. Nem de longe isto é algo à ser negativado, pelo contrário.

No saguão interno havia o estande da Fnac, com as suas últimas tendências na linha de televisores e artigos de informática, além de uma parte dedicada para a literatura. Além desta, o Walmart também estava ali presente mostrando, igualitariamente, as suas tendências na linha de eletro eletrônicos.

Lolita.

Muitas áreas interessantes estavam presentes no saguão interno. Havia uma dedicada, exclusivamente, aos fãs do universo das lolitas. Uma gama considerável de vestimentas e de acessórios se faziam ali disponíveis contando, obviamente, com uma pessoa à demonstrar a moda lolita em movimento.

O Festival do Japão também serviu de palco para a final brasileira do WCS, que determinaria os representantes do País do concurso internacional de cosplays, no Japão. No momento em que este blogueiro ali estava não ocorreu tal seletiva. Além do WCS, haviam muitas apresentações teatrais do folclore japonês, atraindo os olhares mais curiosos para os mesmos.

O encontro do pessoal...

Aglomeração de visitantes...

O mais natural à se pensar é que, em um evento como este, os blogueiros também se fariam presentes. Neste caso, o dono deste humilde blog era apenas mais um entre tantos ali presentes, desde as nobres pessoas que o acompanharam em boa parte do evento, até o pessoal que acabou encontrando-se mais tarde.

O pessoal do blog Raiburari e o conhecido ex-blogueiro Leandro Nisishima acompanharam o dono deste blog no evento. Logo após, os nobres amigos de outros blogs parceiros e conhecidos da área ( sobre animes, mangás e cultura em geral ) também apareceram com força e entusiasmo, propiciando um verdadeiro encontro de blogueiros.

Detalhe noturno, próximo ao local do Bon Odori.

Olhar para a lista de blogs parceiros do NETOIN! e imaginar quem se fazia ali representar não é difícil. Os amigos dos blogs Chuva de Nanquim, Nahel Argama, Papo de Budega, Troca Equivalente, Anime Kenkyuukai, Video Quest, Mithril, entre vários outros, estavam ali aproveitando o Festival do Japão para matar aquela saudade, conversar muito e trocar ideias à respeito da área em questão, a cultura japonesa.

Além destes, várias pessoas provenientes de outras partes do Brasil ali estavam presentes, conhecendo o pessoal e interagindo com os demais. O Festival do Japão conseguiu reunir à todos tal como o grande acontecimento de setembro'2011, onde faltaram algumas pessoas para completar a verdadeira festa que ali se instaurou e que acabou culminando com mais uma edição do Otakubar.

Objetivamente

Uma última tomada...

Este blogueiro parabeniza os responsáveis pelo Festival do Japão, pois o evento se mostrou muito bem organizado.
É bem verdade que alguns detalhes fizeram com que o mesmo não fosse perfeito mas, em si, o evento foi ótimo e realmente valeu cada momento a presença nele.

Desta forma, fica aqui válida a menção. O Festival do Japão mostrou como um evento deve ser realizado, sob várias óticas. E isso é uma junção de fatores, que variam da escolha do local até as apresentações que nele se fariam existir.

Amigo visitante, este blogueiro espera que tenhas gostado deste texto. E caso deseje, a área de comentários e o e-mail de contato do blog formam o seu canal oficial de comunicação com o NETOIN!. Até a próxima.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Tenha uma impressão mais minimalista e diferenciada do Festival do Japão, sob os olhares do mascote Netotin. Para tanto, visite o Netotin do NETOIN! ao clicar aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Um comentário:

  1. Como sempre, simples e objetivo, o tipo de texto que me agrada, Doutor. (os de meu antigo mestre também o faziam, mas ele abandonou nossa causa....)

    Sinto muito por ter me ido rápido demais naquele dia, o morango com chocolate (ou chocolate com morango) me deu um revertério dolorosamente doloroso em meu sistema gastro-intestinal.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!